‘A Cor Púrpura’ – Conheçam a história do livro de Alice Walker e a incrível adaptação de Steven Spielberg para o cinema

‘A Cor Púrpura’ – Conheçam a história do livro de Alice Walker e a incrível adaptação de Steven Spielberg para o cinema

‘A Cor Púrpura’ – Conheçam a história do livro de Alice Walker e a incrível adaptação de Steven Spielberg para o cinema

 

the-color-purple

Do título original  ‘The Color Purple’, o livro ‘ A Cor Púrpura’ de Alice Walker, vêm encantando gerações há décadas. Este é um dos romances mais lindos que tive a oportunidade de conhecer. É uma história sensacional de uma mulher que tinha tudo para ser ‘nada’ e se tornou um pilar, com sua força e sensibilidade.

   Celie representa uma época onde a condição dos negros e principalmente das mulheres era extremamente desfavorável. Nesse contexto, Alice Walker descreve o racismo nos Estados Unidos, a condição inferior das mulheres na sociedade machista, e a degradante condição de uma mulher pobre e negra nessa sociedade. Todas as desgraças e humilhações a que uma mulher, negra, pobre e quase analfabeta é submetida,estuprada pelo homem que acreditava ser seu ‘pai’, do qual teve dois filhos, que acreditava serem seus irmãos. Celie foi  afastada de seus filhos, que foram adotados por um casal, foi também separada da única pessoa que a amava, que era sua irmã e reduzida praticamente a condição de escrava, pelo homem com quem foi obrigada a se casar.

   Celie viveu um inferno, mas nunca perdeu a doçura e a esperança. Quando entra em sua vida, Avery, a amante de seu marido, uma cantora da noite, que tinha tudo para ser sua inimiga, mas se torna uma amiga e defensora. O livro é épico, maravilhoso e tem um sensibilidade ímpar.

   A adaptação para o cinema foi genial, com um elenco maravilhoso, estrelado por Whoopi Goldberg, Denny Glover, Margaret Avery e pasmem: Oprah Winfrey, em uma atuação de cair o queixo! A direção primorosa de Steven Spielberg, que se atentou para  todos os detalhes de época, a trilha sonora é maravilhosa, assinada pelo produtor, compositor e músico Quincy Jones e o cantor, compositor e produtor Lionel Ritchie. A fotografia é um espetáculo a parte.

Conheçam a história:
Livro “A Cor Púrpura” de Alice Walker
Sinopse:

“O livro narra a comovente trajetória de uma mulher negra na racista América do início do século passado. A Cor Púrpura é um romance sobre a força e dignidade do espírito humano.

A comovente história da adolescente negra começa em uma pequena cidade na Geórgia (EUA) em 1909. Celie, uma jovem com apenas 14 anos é violentada pelo pai e se torna mãe de duas crianças. Além de perder a capacidade de engravidar, Celie imediatamente é separada dos filhos e da única pessoa no mundo que a ama, sua irmã. Ela é doada por seu pai a “Sinhô”, que a trata mais como escrava do que como esposa. Grande parte da brutalidade com que Sinhô a trata, provém por alimentar uma forte paixão por Docí Avery, uma sensual cantora de blues, que foi sua amante e tem grande influência na vida de Celie. Celie fica muito solitária e compartilha sua tristeza em cartas (a única forma de manter a sanidade em um mundo onde poucos a ouvem), primeiramente com Deus e depois com a irmã Nettie, que se tornou missionária na África. Conforme a trama se desenvolve, Celie revela seu espírito brilhante, ganhando consciência do seu valor e das possibilidades que o mundo lhe oferece.

O livro é narrado em primeira pessoa e tem uma linguagem bastante peculiar de uma ‘quase analfabeta’ ”. Alice Walker foi vencedora do Prêmio Pulitzer em 1983.

 

tcpcCapa do DVD do filme de Steven Spielberg e   Capa do  Livro de Alice Walker

Filme ” A Cor Púrpura”

O filme de 1986,  da Warner Bros Studio,  foi baseado no livro homônimo de Alice Walker e dirigido por  Steven Spielberg.

a-cor-purpura-550x350

Cena do filme ‘ A Cor Púrpura’

 

 

Oprah-Color-Purple-Reunion

Homenagem ao elenco do filme no programa de Oprah Winfrey

 

Confiram o elenco do filme:

Danny Glover, como Albert
Whoopi Goldberg, como Celie
Margaret Avery, como Shug Avery
Oprah Winfrey, como Sofia
Willard E. Pugh, como Harpo
Akosua Busia, como Nettie
Desreta Jackson, como Celie (jovem)
Rae Dawn Chong, como Squeak
Dana Ivey, como srta. Millie
Leonard Jackson, como pai
Bennet Guillory, como Grady
John Patton Jr, como Pregador
Carl Anderson, como reverendo Samuel
Susan Beaubian, comoCorrine
James Tillis, como Buster
Phillip Strong, como Prefeito
Laurence Fishburne, como Swain

 

acorfaca

Os atores Danny Glover (Albert), Margaret Avery (Shug ) e Whoopi Goldberg (Celie)

Uma curiosidade do filme, é que foi oferecido o papel de Shug Avery para a cantora Tina Turner ( Mad Max) e a mesma recusou, sendo oferecido a atriz Margaret Avery que interpretou primorosamente.
É um dos melhores filmes que já assisti, sempre choro, é inevitável, pois é muito emocionante, embora tenha cenas hilárias. Vale a pena ler o livro e assistir o filme, recomendo!
Por M

Deixe o seu cometário