Você conhece ou é fã da série ‘Os Pioneiros’?

Você conhece ou é fã da série ‘Os Pioneiros’?

Você conhece ou é fã da série ‘Os Pioneiros’?

Little_House_on_the_Prairie-400x560

A série ‘Os Pioneiros’ exibida pelo canal TCM é até hoje um grande sucesso. Conheçam um pouco dessa incrível história adaptada da obra da escritora Laura Ingalls Wilder.

   Uma família de pessoas corajosas, generosas e honradas. Histórias incríveis que nos ensinam sobre sacrifício, união, sobre a colonização de um país ainda selvagem e a rudeza do velho oeste americano. Esses são alguns ingredientes de uma obra que continua encantando fãs há mais de um século, que originou uma série de TV que faz sucesso há quase quatro décadas: a série ‘Os Pioneiros’.

A escritora Laura Elizabeth Ingalls Wilder, nasceu em 7 de Fevereiro de 1867, em Pepin – Wisconsin, USA. Ela escreveu  a saga de livros que originou a série ‘Os Pioneiros’,  onde narra a história de sua própria família, Os Ingalls. Laura nasceu em uma pequena cabana de troncos de árvores, próximo à Grande Floresta do Winsconsin. A autora viajou com a família de carroça, através do Kansas, Minnesota e no Território de Dakota, onde todas as fantásticas aventuras dos Ingalls foi narrada nos livros.

Sobre a família Ingalls:

Laura narrava em seus livros a história real de sua família, Os Ingalls. A vida de sua família, que era cercada de privações e trabalho árduo. As colheitas eram destruídas por tempestades e enxames de gafanhotos. Porém, o mais importante e mais ressaltado em seus livros, eram os momentos felizes, de amor, a alegria, os passeios de trenó, as festas em feriados e os eventos sociais.
Também narra as imensas dificuldades, perigos, o preconceito, a ambição. Os seus livros reproduzem  o verdadeiro espírito pioneiro americano. Em De Smet, em Dakota do Sul, ela conheceu e se casou com Almanzo James Wilder.
A trama gira sempre em torno das histórias vividas por sua família, pela presença de seu pai, Charles,  sempre amoroso com a família e trabalhador honrado, pela presença de sua mãe, Caroline, sempre muito carinhosa e justa, bem como de suas irmãs Mary, a mais velha e Carrie, a mais nova, sem esquecer do cachorro companheiro da família. Anos mais tarde tiveram um filho chamado Charles Jr, que falaceu ainda bebê e a filha caçula Grace Ingalls.

 

Caroline&CharlesIngalls

           Caroline e Charles Ingalls, pais de Laura Ingalls

Laura_and_Almanzo

Laura Ingalls e Almanzo Wilder em foto de seu casamento

 

Sobre Laura Ingalls Wilder:

Após conhecer o seu grande amor, a autora e Almanzo namoraram por dois anos e meio, e se casaram em 1885.  Uma curiosidade para a época,  foi que Laura, casou-se vestida de preto. Depois de se casarem, Laura e Almanzo passaram 4 anos tentando o negócio com plantações. Estas foram desoladas graças a um incêndio que também destruiu a casa “Manly”, construída por seu esposo. Laura teve dois filhos, a primeira, Rose Wilder Lane, que se tornou uma talentosa escritora, romancista e teorista política. O filho mais novo faleceu pouco depois de nascer. Laura faleceu em 10 de Fevereiro de 1957, em sua casa, sendo a última sobrevivente dos pioneiros da família Ingalls.

Laura

A atriz Melissa Gilbert que interpreta Laura Ingalls na série ‘Os Pioneiros’

Laura_Ingalls_Wilder

   A escritora Laura Ingalls Wilder

 

 

A adaptação dos livros que originou a série ‘Os Pioneiros':

 

A série é uma adaptação livre dos livros de Laura Ingalls Wilder, com o mesmo título: ‘Little House on the Prairie’. O título original, foi o mesmo título da série da televisão americana, emitida pela estação NBC, desde 1974 a 1983. Entre 1982 e 1983, a série recebeu o título de ‘Little House: A New Beginning’. Em Portugal foi intitulada de ‘Uma Casa na Pradaria’ e no Brasil foi chamada de ‘Os Pioneiros’.

 

Sinopse da série:

Uma família tenta sobreviver em uma região selvagem, enfrentando animais perigosos, índios, o clima e toda sorte de perigos. Essa família chama-se Ingalls e é formada por Charles Ingalls, sua esposa Caroline e as filhas Mary, Carry e Laura. No ano de 1870, o oeste bravo dos Estados Unidos, vivencia a colonização de terras selvagens e a conquista de um lugar entre a sociedade americana. No século 19, o governo americano estimulou a migração para as terras selvagens do oeste do país com a finalidade de diminuir a concentração de habitantes apenas no litoral e também tentar garantir que ninguém invadisse as terras desabitadas. Havia problemas recorrentes entre rebeldes mexicanos, que invadiam as terras americanas e se apropriavam de tudo o que encontravam.

A famosa frase “Vá para o oeste” ecoou por todo o país e milhares de famílias foram tentar a sorte numa região cheia de índios e animais selvagens, que até então, colono nenhum imaginará encontrar pelo caminho. A família Ingalls teve que enfrentar tudo isso. A série foi criada em 1974 e ficou no ar até 1983 pela NBC americana, com um total de 183 episódios. No seriado, Charles adotou Kassandra e seu irmão, James, após verem a morte de seus pais em Walmut Grove.  Ficaram com a família Ingalls até Kassandra, a irmã mais nova, ter dezoito anos. Não há muitas informações sobre os irmãos. Na vida real, isso nunca aconteceu.

LittleHouseOnThePrairie

 Família Ingalls:  O Elenco principal da série  ‘Os Pioneiros’

Conheçam os Livros que originaram a série ‘Os Pioneiros’:

 

1°: Uma Casa na Floresta

2°: Uma Casa na Campina

3°: O Jovem Fazendeiro (Ou O Rapaz da Quinta)

4°: A Beira do Riacho

5°: Às Margens da Lagoa Prateada

6°: O Longo Inverno

7°: Uma Pequena Cidade na Campina

8°: Anos Felizes

9°: Os Quatro Primeiros Anos

10º: O Longo Caminho de Casa (publicado postumamente)

 

 livro-uma-casa-na-floresta-laura-ingalls-wilder_MLB-F-4936618758_082013

 Capa do livro ‘Uma Casa na Floresta’

Livro ‘Uma Casa na Floresta’- série ‘Os Pioneiros’ de Laura Ingalls Wilder

Sinopse

“O livro ‘Uma Casa na Floresta’ foi escrito por Laura Ingalls Wilder e é o primeiro de uma série que conta a saga da família Ingalls, cujos membros tinham um espírito aventureiro e corajoso. Laura nasceu em 1867, numa pequena cabana feita de troncos de árvores, na grande floresta do Wisconsin,EUA.

Este livro descreve com minúcias os primeiros anos da vida de Laura e sua convivência com a mãe Carolina (que ela chamava de Ma, por ser costume naquela época), com o pai Charles (Pa), com a irmã mais velha Mary e com o bebêzinho Carrie, sua irmã caçula. Fala também de seu cachorro Jack (um buldogue já idoso e muito querido).”

1933-LittleHouseOnThePrairie

Capa original do livro ‘Uma Casa na Floresta’

Recomendo todos os livros, mesmo que, como fã da série seja suspeita, pois é maravilhosa. Indico tanto a série no canal TCM, que é exibida de 2ª a 6ª feira às 13 horas, quanto os livros.

Por ~M

 

 

9 Comments

  • Terezinha Verônica março 8, 2015 at 2:35 pm

    Estou louca para ver o seriado os pioneiros inteiro e conhecer os livros de Laura em português .

    • Maria janeiro 14, 2016 at 9:15 pm

      Porque a serie acabou no tcm ,eu gostava muito

  • ANA ISABEL DE SOUZA GONÇALVES abril 23, 2015 at 2:00 pm

    Olá, tudo bem? Faz um tempão que estou tentando comprar “Os quatro primeiros anos” e “O longo caminho de casa” mas não consigo. O que devo fazer? Obrigada.

    • Leitores Depressivos Author abril 23, 2015 at 4:40 pm

      Olá, tente pela internet, nos sites das livrarias. Boa sorte!

    • Márcio Capelini maio 27, 2015 at 6:31 pm

      se não se importa que o livro seja usado…

      http://www.estantevirtual.com.br/peruibelivros/Laura-Ingalls-Wilder-Os-Primeiros-Quatro-Anos-150168472

      eu já comprei usados da Estante Virtual e nunca me arrependi. Geralmente estão em ótimo estado.

      Boa sorte

      • Maria Luiza julho 21, 2015 at 1:24 am

        Esses livros foram a minha infância! Amo demais!
        Comprei todos na Estante Virtual. É confiável, os livros vêm em bom estado, e se você ama cheiro de livro antigo (que nem eu haha), é perfeito.

  • ilza viana evangelista dezembro 8, 2015 at 3:20 pm

    Sou apaixonada por esta minissérie. Estava acompanhando todos os sábados e domingo na TV, porém, não tem passado nestes últimos finais de semana. Há outro canal que esteja exibindo?

  • Amo ests serie amo a historia parece que vivi cada momento la pq a emoçao e muito grande abril 9, 2016 at 4:41 am

    Amo de mais queria a serie devolta no canal TCM

  • LUIZ ANTONIO BOTTI junho 9, 2016 at 8:34 pm

    SOU FÃ DE “OS PIONEIROS”, SÓ LAMENTO POR NÃO ESTAREM MAIS EXIBINDO-A , NEM O CANAL “TCM” E NEM A “REDE BRASIL” POR GENTILEZA VOCÊS TEM ALGUMA INFORMAÇÃO DE QUANDO VOLTARÃO A EXIBI-LA, DESDE JÁ ANTECIPO MEUS AGRADECIMENTOS.

    **** DEUS OS ABENÇOEM ****

    LUIZ ANTONIO BOTTI
    Pres.Prudente -SP.

Deixe o seu cometário