Experiência de Leitor: 16 livros que valem a pena ler nesse natal!

Experiência de Leitor: 16 livros que valem a pena ler nesse natal!

Experiência de Leitor: 16 livros que valem a pena ler nesse natal!

natal leitora da depressão versão 1

O natal está chegando e nada como entrar neste clima de festas, paz e amor. Vamos unir o útil ao agradável e viajar nas histórias natalinas da maneira que a gente mais gosta: lendo!
Confira a seguir algumas dicas de livros com histórias de natal. Têm títulos para todos os tipos de leitores e gostos literários!

“UM CONTO DE NATAL” – CHARLES DICKENS

Um conto de natal

Um clássico da literatura e mais célebre conto de natal, foi publicado originalmente em 1843. O livro conta a história de Scrooge, velho, rabugento e solitário homem de negócios que, ao contrário dos moradores de Londres que, contagiados, se preparam para a celebração do nascimento de Cristo, ceia e trocas de presentes, não vê razão para tanta alegria nesta época do ano. No entanto, após receber a visita do fantasma de seu falecido sócio, Scrooge se arrepende de ter passado a vida correndo atrás de dinheiro e retorna aos valores essenciais ao ser humano, numa comovente história de redenção.

“CARTAS DO PAPAI NOEL” – J. R. R. TOLKIEN

Cartas do Papai Noel

Durante 23 anos, perdurou uma tradição que se iniciou em 1920 na família de Tolkien; este escrevia e ilustrava cartas como se fosse Papai Noel para seus quatro filhos. Tolkien contava nessas cartas histórias de natal bem elaboradas e repletas de fantasias, descrevendo os últimos acontecimentos no Polo Norte. O livro, publicado em 1976 pela família do escritor, é resultado de um trabalho primoroso, com a reunião de todas essas cartas e ilustrações.

“O NATAL DE POIROT” – AGATHA CHRISTIE

O natal de Poirot

Em “O Natal de Poirot”, a Rainha do Crime mais uma vez surpreende nessa aventura do famoso detetive Hercule Poirot. Simeon, patriarca da família Lee, convida todos os filhos para comemorar o Natal na sua luxuosa mansão. Ele pretende se divertir às custas dos gananciosos parentes. Alterações no testamento, assassinato, e todos os familiares suspeitos são itens desse intrincado mistério escrito de maneira brilhante por Agatha Christie.

“A AVENTURA DO PUDIM DE NATAL” – AGATHA CHRISTIE

A Aventura do Pudim de Natal

Este livro é uma coletânea de contos, dos quais “A aventura do pudim de Natal” também faz parte. A autora, no prefácio, apresenta os contos relembrando o Natal de sua infância.
Nos seis contos, podemos rever a maestria da autora, com as personagens principais de suas histórias, Hercule Poirot e Miss Marple, em situações inusitadas: ele passando um longo tempo convivendo com os suspeitos a fim de descobrir o assassino e ela, desvendando o mistério sem sair do sofá.

“O NATAL DE CHARLIE BROW” – CHARLES MONROE SHULZ

capa_Natal_Charlie_Brown.indd

Para Charlie Brown a festa de Natal se tornou um evento comercial, o que acabou com o verdadeiro espírito natalino. A sua turma tenta animá-lo, sem sucesso. Mas tudo muda quando uma arvorezinha sem folhas lhe revela o verdadeiro significado do Natal. O livro trata temas como a amizade, companheirismo e solidariedade.

“O PRESENTE”  – CECELIA AHERN

O presente

O livro conta a história de Lou, homem casado e com filhos, mas que dedica todo seu tempo ao trabalho. Um dia, indo rapidamente para o trabalho, encontra um mendigo e os dois começam a conversar. Depois desse encontro, o mendigo passa a fazer parte de sua vida, que vai mudar completamente. O presente é uma trama surpreendente que retrata os verdadeiros valores da vida, nos fazendo refletir sobre nossas prioridades, rotina, ambição, tempo, amor e família.

“ANJOS À MESA” – DEBBIE MACOMBER

Anjos à mesa

Esse lindo romance é o último livro de uma série chamada “Anjo”, protagonizada por três atrapalhadas anjas, chamadas Shirley, Goodness e Mercy. Estas, juntamente com seu novo aprendiz, o anjo Will, pretendem acabar com a solidão de duas pessoas (Lucie e Aren) aproximando os seus destinos. Numa festa na Times Square, Will decide que à meia-noite será o momento para isso acontecer. No entanto, o plano não sai como esperado e apesar de se conhecer, o casal se afasta. Um ano se passa e eles jamais se esqueceram daquela noite. Com muita trapalhada e confusão, os anjos vão fazer da tentativa de reaproximação de Lucie e Aren um verdadeiro milagre de Natal.

“ESQUECER O NATAL” – JOHN GRISHAM

Esquecer o natal

Nora e Luther querem fugir do Natal e para isso decidiram fazer um cruzeiro pelo Caribe. Na véspera da viagem, sua filha volta do Peru e eles se sentem obrigados a improvisar uma grande festa de Natal. Sem qualquer emoção e espírito natalino, ambos se atrapalham e partem para uma corrida contra o tempo para receber a filha.

“DOM DE NATAL” – NORA ROBERTS

Dom de Natal

O livro possui duas histórias com a temática natalina. A primeira, De volta, no Natal, narra a vida do jornalista Jason Law que retorna à sua cidade no interior após dez anos, a fim de reencontrar o seu primeiro amor.

Na segunda, Nosso pedido de Natal, os gêmeos Zeke e Zach pedem de presente de Natal ao pai deles, Mac, uma nova mãe. As crianças já têm uma “eleita”: a Srta. Davis, professora de música. No entanto, têm que enfrentar a teimosia do pai que, abandonado pela mãe de seus filhos não quer se entregar a um novo relacionamento.

“NATAL MORTAL” – J. D. ROBB (NORA ROBERTS)

Natal mortal

No sétimo livro da série “Mortal”, a policial Eve Dallas investiga uma história de homicídio ambientada em Nova York no ano de 2058. O criminoso comete o crime fantasiado de Papai Noel e cabe à detetive desvendar o mistério, que se apresenta para ela e seu marido Roarke um verdadeiro desafio.

“MISTÉRIO DE NATAL” – JOSTEIN GAARDER

O Mistério de Natal

O livro traça um histórico do cristianismo ao contar a saga do menino Joaquim, que acompanha um grupo de peregrinos que voltam ao tempo para chegar a Belém para homenagear um recém-nascido. Todas as paradas de Joaquim tem um roteiro histórico especial, contando com os sentimentos típicos dos festejos natalinos.

“COMO O GRINCH ROUBOU O NATAL” – DR. SEUSS

Como Grinch roubou o natal

O monstrinho verde, encarnado no cinema por Jim Carrey, não quer deixar o Natal acontecer e, óbvio, seus planos não dão certo. Mesmo emburrado com a situação, fica surpreso ao descobrir o verdadeiro significado do Natal.

“A LISTA DE NATAL” – RICHARD PAUL EVAN

A lista de Natal

Três semanas antes do Natal James Kier, homem de negócios, egoísta e indiferente lê no jornal do dia o seu próprio obituário. James achou apenas que se tratava de uma brincadeira de mau gosto da qual alguém iria se arrepender. No entanto, esse artigo de jornal desencadeia uma história emocionante de redenção, esperança e amor.

“NOITES NEGRAS DE NATAL E OUTRAS HISTÓRIAS” – KAREN ALVARES, MELISSA SÁ

Noites negras de Natal e outras histórias

Esse livro é uma reunião de quatro contos de terror, dos quais dois têm temática natalina. Um panetone de Natal, uma obra mal-assombrada, um Natal numa casa isolada em Minas Gerais e o lago dos cisnes, são enredos dessas histórias dinâmicas e envolventes.

“FELIZ NATAL, ALEX CROSS” – JAMES PATTERSON

Feliz Natal, Alex Cross

Personagem de várias histórias de James Patterson, Cross, detetive da área de homicídios de Washington, dessa vez é convocado para resolver dois casos na noite de Natal: um sequestro com uma família refém e um caso de uma série de atentados envolvendo uma terrorista e antiga inimiga do detetive.

“DEIXE A NEVE CAIR”  – MAUREEN JOHNSON, JOHN GREEN, LAUREN MYRACLE

Deixe a neve cair

Os três contos de Natal escritos pelos três autores estão reunidos neste livro repleto de encontros românticos e aventura. As histórias são interligadas pelos personagens (devendo, portanto, serem lidos na ordem) e têm como cenário uma cidade atingida pela nevasca. O expresso Jubileu (Mauren) conta a história de Jubileu que, ao viajar para a casa dos avós após os pais serem presos, fica isolada num trem e acaba conhecendo um rapaz que mudará os seus sentimentos pelo seu namorado. O milagre da torcida de Natal (Green) conta as aventuras de três amigos que enfrentam a tempestade de neve para ir ao encontro de líderes de torcida. Por fim, em O Santo padroeiro dos porcos (Lauren), conhecemos Addie, uma garota egocêntrica que tenta lidar com o fim do namoro e se atrapalha ao procurar um porco de estimação para dar de presente de Natal à sua amiga.

Por: Dora

Deixe o seu cometário