Nanny McPhee: Conheça a obra que inspirou as adaptações estreladas por Emma Thompson!

Nanny McPhee:  Conheça a obra que inspirou as adaptações estreladas por Emma Thompson!

Nanny McPhee: Conheça a obra que inspirou as adaptações estreladas por Emma Thompson!

nmp_title

“Se vocês precisarem de mim, mas não me quiserem, lá estarei, mas se vocês não precisarem de mim e me quiserem, então já terei ido.”―Nanny McPhee

Uma babá extraordinária, capaz de transformar crianças travessas em verdadeiros anjos: Quem não se encantou com a história de uma babá misteriosa, horrorosa, vestida de preto, com uma bengala sinistra, um corvo no ombro e poderes mágicos? Sem falar da verruga imensa e o dente torto. Essa história lúdica inspirou filmes que encantam públicos de todas as idades, é uma história que ensina que nem tudo é o que parece, narra que quando tudo está perdido, alguém pode ser um anjo, mesmo que não se pareça com um. A história de Nanny McPhee (Babá McPhee)  é inspirada nos livros da série ‘Nurse Matilda’ (Enfermeira Matilda), da escritora britânica Christianna Brand. Conheça mais sobre os livros e as adaptações para o cinema.
Os livros:

“Os livros da série ‘Nurse Matilda’ foram escritos pela autora infantil britânica Christianna Brand (1907-1988) e ilustrado por seu primo, Edward Ardizzone . Os livros são baseados em histórias contadas para os primos por seu avô .
Eles dizem respeito a uma babá horrivelmente feia conhecida como Nurse Matilda , que tem sido altamente recomendada para o Sr. e a Sra. Brown por várias agências . Nurse Matilda chega à casa da família Brown e se torna uma babá dos filhos dos Brown, que são inúmeros. Os filhos dos Brown são ” extremamente impertinentes ” e assustam muitas governantas com suas travessuras , até Nurse Matilda chegar . Ela ensina as crianças a se comportarem , e lida com a temível e detalhista tia Adelaide Stitch. No final, os filhos tornam-se bon, obedientes , e Nurse Matilda tem que partir, para cuidar de outra família de crianças desobedientes .

Na sequência do livro , as crianças voltam para o mau caminho  e os aflitos  Sr. ea Sra. Brown não tem outra escolha a não ser enviar um chamado para que  Nurse Matilda retorne.

No segundo livro , as crianças são enviadas para viver com a sua dominadora tia-avó Adelaide em sua mansão de Londres. No terceiro e último livro , eles são levados para o hospital depois de uma brincadeira que tinha dado errado.

Confira as capas dos livros:

 

0nurse

0nurse2

 

Livros:

I- Nurse Matilda de 1964;
II-  Nurse Matilda Goes to Town (Enfermeira Mathilda vai para a Cidade) de 1967;
III-  Nurse Matilda Goes to Hospital (Enfermeira Matilda no Hospital) de 1974.

 

Livro  ‘Matilda no Hospital’
Sinopse:

“Aquele brilho dourado desapareceu  e de repente a Nurse Matilda já não era bonita, e sim uma figura feia, baixinha e corpulenta carregando uma enorme bengala preta.  O que Nurse Matilda não seria capaz de fazer com aquela enorme bengala preta?

O sr. e a sra. Brown são os pais de um batalhão incorrigível. Seus inúmeros e levadíssimos filhos são terríveis. Ninguém pode com eles. Nenhuma governanta é capaz de aturá-los por muito tempo. Babás e serviçais ficam aterrorizados com suas diabruras. Os pequenos Brown são, definitivamente, um caso de que só Nurse Matilda pode dar conta, com sua bengala preta, seus poderes mágicos e seu método muito particular de domar crianças endiabradas. Mas os Brown não têm jeito. Mesmo depois de duas temporadas de corretivos com Nurse Matilda, desta vez fingiram-se de médicos e enfermeiras para torturar o gorducho Podge Green, seu maior inimigo, e acabaram provando do próprio veneno: foram parar no hospital, levados por ambulâncias, amarrados em macas, e tiveram de se submeter ao tratamento de choque de Nurse Matilda. Mais mansos, ganharam umas férias na praia, onde conseguiram infernizar a vida da tia-avó Adelaide e da doce srta. Prawn. Mas Nurse Matilda sabe como cuidar de seus amados diabinhos: quando se veem presos em suas próprias armações, algo mágico acontece.”

 

Da adaptação para o cinema:

Nanny McPhee (Nanny McPhee – A Babá Encantada, no Brasil) é um filme britânico lançado em 2005. Estrelado por Emma Thompson e Colin Firth. Emma Thompson também  assina o roteiro do filme, que é uma adaptação do livro “Nurse Matilda” da autora britânica Christianna Brand.  A idéia de adaptar para o cinema os livros de Christianna Brand foi da própria Emma Thompson, que apresentou o projeto inicialmente à presidência da United Artists.  ChristiannaBrand escreveu a série de livros Nurse Matilda na década de 60. Para a adaptação do cinema o nome nurse (enfermeira, em inglês) foi substituído por Nanny (babá, em inglês), já que na época em que os livros foram lançados nurse era sinônimo de babá.
Como já havia um filme infantil chamado Matilda (1996), Emma Thompson decidiu também mudar o nome da personagem. Foi Phyllida Law, mãe da atriz, quem sugeriu o nome McPhee.

Nanny McPhee – A Babá encantada

Sinopse:

“Cedric Brown (Colin Firth) tem 7 filhos: Simon (Thomas Sangster), Tora (Eliza Bennett), Eric (Raphael Coleman), Lily (Jennifer Rae Daykin), Christianna (Holly Gibbs) e a bebê Aggy, que podem ser consideradas as crianças mais malcriadas do planeta. A mãe deles morreu há um ano e a tia Adelaide (Angela Lansbury), que ajuda Cedric complementando seu salário na funerária em que trabalha, ameaça cortar a pensão caso ele não se case dentro de um mês. Cedric não quer contar a verdade aos filhos, pois teme que caso se afunde em dívidas perca a guarda deles e não quer deixá-los preocupados. Porém, quando eles descobrem que em breve terão uma madrasta, pioram ainda mais de comportamento como protesto por achar que o pai não gosta mais deles. Após forçarem o pedido de demissão da 17ª babá, Cedric mais uma vez ouve a sugestão de que contrate a babá McPhee (Emma Thompson). O problema é que ele não tem a menor ideia de como encontrá-la. Até que, numa noite qualquer, ela de repente surge à porta da casa. Após aceitar o emprego, a babá McPhee fica decidida a pôr os garotos na linha, fazendo com que eles provem um pouco do seu próprio remédio.”

00nplg

73006-original-ycjuv

000rte

Emma concluiu o roteiro de Nanny McPhee and the Big Bang (Nanny McPhee e as Lições Mágicas) logo após o lançamento do filme original. Esta segunda adaptação  estreou em 2010.

Sinopse do filme Nanny McPhee and The Big Bang:

“Uma jovem mãe luta para criar seus filhos ao mesmo tempo em que cuida de sua fazenda, enquanto seu marido está na guerra. Tudo fica ainda pior com a chegada de dois sobrinhos mimados. A difícil situação só será aliviada com a chegada da inusitada Nanny McPhee (Emma Thompson), que ajudará na educação das crianças e nos afazeres domésticos. Com suas magias, McPhee encanta a mãe e suas crianças.”

nanny-mcphee-and-the-big-bang[1]

As filmagens de Nanny McPhee e As Lições Mágicas quase impediram Emma Thompson de participar de Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte 2 (2011).

É uma história inesquecível para todas as idades.

Por M

Deixe o seu cometário