“O Tempo e o Vento”: Conheça a história por trás da minissérie!

“O Tempo e o Vento”: Conheça a história por trás da minissérie!

“O Tempo e o Vento”: Conheça a história por trás da minissérie!

alouu post

Nessa quarta-feira, dia 01 de janeiro, estreou “O Tempo e o Vento”, minissérie em três capítulos baseada na obra de Érico Veríssimo.

A minissérie, adaptada de uma das mais importantes obras da literatura gaúcha, é ambientada na cidade fictícia de Santa Fé e foi gravada numa cidade cenográfica no Rio Grande do Sul. 70% do elenco e da equipe é composta por gaúchos.

alouuu
Conheça a história:

“O trabalho conta a história de amor entre Bibiana (Marjorie Estiano) e Capitão Rodrigo (Thiago Lacerda), em meio aos conflitos de duas famílias opostas, os Terra Cambará e os Amaral, que viveram em confronto por mais de 150 anos. As histórias do pampa e das guerras que encheram o povo gaúcho de cicatrizes e memórias são narradas por Bibiana, a centenária Terra Cambará que relembra a trajetória de sua família, desde sua avó Ana Terra (Cleo Pires) até o final de sua vida.”

O Tempo e o Vento é uma série literária de Érico Veríssimo que iniciou com o livro O Continente, em 1949, seguido de O Retrato e O Arquipélago, em 1951 e 1961, respectivamente. Sua obra tem grande importância para a História do Brasil, por retratar a formação do estado do Rio Grande do Sul.
thumb.aspx
Érico Lopes Veríssimo, nasceu em Cruz Alta, Rio Grande do Sul, em 17 de dezembro de 1905 e faleceu em 28 de novembro de 1975, em Porto Alegre. Considerado grande escritor do século XX, teve como influências literárias, autores como: Afrânio Peixoto, Eça de Queirós, Tolstói e Dostoievski.

A minissérie é na verdade um filme, lançado em setembro de 2013, que foi dividido em três capítulos. Anteriormente, a Rede Globo, no ano de 1985, adaptou a obra no formato de série televisiva estrelada por Gloria Pires (Ana Terra), Carlos Alberto Riccelli (Pedro), Tarcísio Meira (Rodrigo Cambará), Louise Cardoso (Bibiana Terra), entre outros atores.

8077476-Jayme.JPG-26_03_2012-17.16.15

Essa nova versão conta também com um elenco de estrelas, sendo liderado por Fernanda Montenegro, que dá vida a Bibiana Terra idosa. O filme se inicia quando Bibiana tem uma febre, o que causa alucinações e a personagem passa a ver seu marido falecido, Rodrigo Cambará, interpretado pelo ator Thiago Lacerda. Os dois iniciam um diálogo de extrema nostalgia, em que Bibiana Terra começa a relembrar histórias de seus antepassados, além da sua própria.

O filme dirigido por Jayme Monjardim, consagrado diretor da tv brasileira, teve o roteiro assinado por Letícia Wierzchowski (“A casa das sete mulheres” e “Sal”).

Ana Terra

Outra curiosidade do filme é que a atriz Cleo Pires interpreta o mesmo personagem que sua mãe, a atriz Glória Pires, interpretou na primeira adaptação em formato de série.
Vocês estão assistindo? O que acharam?

Por: Dora

Deixe o seu cometário