Livro “Footlights”- único livro escrito por Charlie Chaplin é lançado mais de 60 anos depois de escrito!

Livro “Footlights”- único livro escrito por Charlie Chaplin é lançado mais de 60 anos depois de escrito!

Livro “Footlights”- único livro escrito por Charlie Chaplin é lançado mais de 60 anos depois de escrito!

Charlie_Chaplin-e1346026057669

O único livro escrito por Charlie Chaplin,  desconhecido até os dias de hoje,  foi publicado pela primeira vez, após mais de 60 anos. O romance intitulado originalmente de “Footlights”, que foi lançado em Londres no dia 4/2, foi escrito por Chaplin em 1948, e depois adaptado para seu filme “Luzes da Ribalta” , do original “Limelight” do ano de 1952. O livro trata do relacionamento entre um palhaço decadente e uma dançarina propensa ao suicídio. Este foi o último filme de Chaplin antes de ser deportado dos EUA.
O livro foi publicado pela Cineteca di Bologna, um instituto de restauração italiano, que está recuperando rascunhos encontrados no arquivo de Chaplin, em parceria com o seu biógrafo, David Robinson.  Segundo o biógrafo de Chaplin, a relação entre o palhaço e a dançarina em “Footlights” foi inspirada no relacionamento real entre Chaplin e a dançarina russa Vaslav Nijinsky, em 1916.

Footligths1

O Cineteca di Bologna, classifica a escrita de Chaplin como “vívida, peculiar”, que, “sem alteração de editores, transita livremente entre o coloquial e uma descrição típica de Charles Dickens”.

“Ele olhou para seus primeiros anos profissionais em Londres, em um período em que ele se livrou das limitações da infância para descobrir, aos poucos, seu talento único como humorista e comunicador”, informou o instituto em uma declaração.
“Mas essa introspecção também está relacionada com uma criança que teve pouca educação, quase sem formação cultural, e que foi lançada em um mundo de sucesso”, continua o texto, lembrando que o desespero do palhaço ao perder sua fama reflete os próprios sentimentos de Chaplin quando sua popularidade começou a cair.

Sobre o autor:

charlie-chaplin-silent-movies-13775696-1265-16001
Charlie Chaplin

Charles Spencer Chaplin, nasceu em Londres, em 1889, em uma família humilde. Seus pais sobreviviam de espetáculos musicais. Profissão esta, que Chaplin seguiu até se tornar mais tarde,  ator em um grupo de teatro. O primeira aparição no cinema foi no filme “Carlitos Repórter” (“Making a Living”, de 1914), e Chaplin já tinha o visual marcante que o tornaria famoso no mundo.  Além de ator, comediante, diretor e escritor, Charlie Chaplin também foi compositor, como se comprova nas músicas  ‘Limelight’, Smile, La belle Giu Satore, This is my Song e Swing Little Girl.

Sinopse do livro:

“Antes de ser um dos grandes filmes da maturidade de Chaplin, mesmo antes de um roteiro, Limelight vê a luz na forma de uma história: uma novela escrita em 1948, quatro anos antes da realização do filme , intitulado ‘Footlights’ , que permaneceu inédito por mais de 60 anos , guardado nos arquivos de Chaplin , que agora encontra a sua primeira publicação internacional pelas Edições da Cineteca de Bolonha. Este livro é único na carreira literária de Chaplin e demonstra a vivacidade de estilo, equilíbrio da narrativa , a liberdade com que ele se move entre a comédia ( que permeia o filme) e o espírito de personagens e descrições de Dickens .
David Robinson, biógrafo de Chaplin e estudioso acima de tudo, leva o leitor à uma compreensão completa deste tesouro de arquivo, ” a história de uma bailarina e um palhaço “, que tem suas raízes no encontro distante, curto mas decisivo em 1916, entre Chaplin e Nijinsky e, especialmente , em seu mundo rico e fascinante da ribalta. O livro reconstrói o making of do filme e nos faz percorrer Londres na década em que a história se passou e reviver o filme :  o teatro Soho, o mundo dos empresários , o Music Hall, o Ballet de Leicester Square …
O livro é ilustrado com fotografias e documentos inéditos dos arquivos Chaplin e evidência iconográfica muito rara de Londres, como foi nos anos de juventude e formação de Chaplin.”

Confira a Capa:

Footligths

 O livro encontra- se à venda no site da Amazon e da Cineteca de Bologna.

Notícias via The Guardian

Por M

Deixe o seu cometário



- bids2 - ww7