Dez Livros que viraram séries! Saiba quais são as obras e os autores que inspiraram séries de sucesso na TV!

Dez Livros que viraram séries! Saiba quais são as obras e os autores que inspiraram séries de sucesso na TV!

Dez Livros que viraram séries! Saiba quais são as obras e os autores que inspiraram séries de sucesso na TV!

04book1

Um dos passatempos mais divertidos com certeza são as séries televisivas. Além de passarem pelo menos uma vez por semana, muito mais do que apenas duas horas por ano, como no caso dos filmes, as séries televisivas possuem quase o mesmo poder dos livros de cativarem e prenderem seus telespectadores. No entanto, isso talvez seja consequência do simples fato de que a boa maioria das séries serem oriundas de obras literárias.
Como já apresentado inúmeras vezes aqui no site, as séries televisivas adoram explorar o universo dos livros. Claro, que a maioria delas apenas se inspira nas temáticas envolvidas na trama, e acabam por direcionar a história em um caminho totalmente novo. Como no caso do The Vampire Diaries (Diários do Vampiro), que dos livros mesmo, apenas os nomes dos personagens serviram de influência para os roteiristas.

Pois aqui segue uma seleção de 10 livros que viraram hits das telas televisivas:

Pretty Little Liars (2010-)

 

al6

Conhecida pelo nome Malvadas em português, as obras narram as aventuras de quatro adolescentes com uma perseguidora misteriosa conhecida como “A”, que ameaça revelar seus segredos mais sombrios. A série possui quinze volumes até o momento, e segundo entrevistas, foi inspirada na juventude da autora Sara Shepard, na Filadélfia. Com a quinta temporada confirmada para o verão dos EUA, o seriado é considerado um fenômeno teen que conquistou mais de 3,8 milhões de telespectadores assíduos.

Bones (2005-)

al10

Em 2005, o canal Fox estreou o seriado Bones. A protagonista da atração, Temperance Brennan (Emily Deschanel), é baseada nas obras e na vida da escritora Kathy Reichs. Assim como nos livros, ela é uma antropóloga que também escreve romances policiais.
O programa apresenta outras personagens que não possuem relação com a literatura. Reichs participou de um episódio de Bones, interpretando a professora Constance Wright. Atualmente, na sua nona temporada, a série é considerada um dos maiores sucessos do canal, alcançado em média 10 milhões de telespectadores por semana!

Game of Thrones (2011-)

al8

Com a adaptação da saga As Crônicas de Gelo e Fogo para a televisão, o canal HBO conseguiu exibir uma das séries mais aclamadas da televisão americana. A coleção, de sete livros, é escrita por George R. R. Martin e narra a guerra de diversas dinastias
pelo poder dos sete reinos. Desde sua estreia, Game of Thrones conquistou mais de treze milhões de telespectadores. Os dois últimos exemplares da obra ainda não foram escritos e o sexto livro será publicado em 2014. Por precaução, o autor já deixou o final da saga escrito, caso ele venha a falecer ou haja algum contratempo.

The Vampire Diaries (2009-)

al2

A autora Lisa Jane Smith é responsável pela criação dos vampiros mais adorados pelo público teen na TV. A série de livros The Vampire Diaries foi inicialmente lançada em 1991. A continuação das obras só foi publicada 16 anos depois, quando o universo  vampiresco tornou-se popular mundialmente graças a explosão da conhecida série Crepúsculo. O seriado estreou em 2009 e conquistou um inúmeros prêmios, entre eles o People’s Choice Award além de faturar mais de sete estatuetas do Teen Choice Awards.

Drácula (2013-)

al9

A obra clássica de Bram Stoke ganhou uma versão televisiva em 2013. Protagonizada pelo ator Jonathan Rhys Meyers (The Tudors), a atração conta a história do Conde Drácula, um empresário americano que decide trazer a ciência moderna para a Inglaterra. Além disso, o vampiro centenário se apaixonará por uma jovem que lembra sua falecida esposa.

Gossip Girl (2007-2012)

al7

A escritora Cecily von Ziegesar, decidiu escrever uma série de livros inspirada em sua juventude na escola de elite para garotas, chamada The Nightingale-Bamford School. As protagonistas, Blair Waldorf e Serena van der Woodsen, foram baseadas nas amigas que moravam no bairro Upper East Side, em Nova York. Ao todo, são dezoito obras publicadas. Na televisão, Gossip Girl conquistou milhares de fãs que tentaram, durante seis temporadas, desvendar a identidade da garota do blog. A série, que estreou em 2007, chegou ao seu fim em 2012, revelando, finalmente, a identidade da famosa Gossip Girl.

Sex and the City (1998–2004)

al5

A série feminina mais prestigiada da década de 1990 foi baseada no livro homônimo da escritora Candace Bushnell. Em 1994, a autora começou a escrever uma coluna no jornal The New York Observer, em que contava as aventuras sexuais de suas amigas e conhecidas. Sex and the City, protagonizado por Sarah Jessica Parker, conquistou seis temporadas e dois filmes de sucesso. Além disso, a série virou um marco para o mundo da moda, em que as personagens viraram verdadeiras ditadoras de tendências.

The Carrie Diaries (2013-)

al3

Depois do sucesso de Sex and the City, Candance Bushell resolveu lançar mais dois livros que contam a história da juventude de Carrie Bradshaw. Os Diários de Carrie (2010), mostrou a adolescência da protagonista, nos anos 1980, na cidade de Castlebury, Connecticut. A segunda obra, O Verão e a Cidade (2011), retratou a mudança de Carrie para NY e mostrou como ela conheceu suas melhores amigas. As duas obras inspiraram o seriado The Carrie Diaries, protagonizada por Anna Sophia Robb. Assim como a série original, a moda é um forte personagem na série.

Sherlock (2010-)

al4

As aventuras do detetive londrino Sherlock Holmes e de seu fiel escudeiro Dr. John Watson foram adaptadas para a televisão, por meio dos livros de Sir Arthur Conan Doyl. Exibida pela BBC, a série foi aplaudida pela crítica e teve sua terceira temporada renovada. Em 2011, Sherlock venceu o BAFTA de melhor série de drama e Martin Freeman ganhou o prêmio de melhor ator coadjuvante.

Under The Dome (2013-)

 

al1

Stephen King é considerado um dos mais notáveis escritores de contos de horror e ficção. O romance Under The Dome foi transformado em série de televisão em 2013. A trama narra a história dos moradores de Chester’s Mill que de repente se encontram isolados por uma misteriosa barreira impenetrável que rodeia a cidade. A atração conquistou cerca de 13 milhões de espectadores americanos e foi renovada para uma segunda temporada.

Por Yasmin Marie

Editado por M

Deixe o seu cometário



- bids2 - ww7