Conheça ‘O Silêncio dos Inocentes’ de Thomas Harris, o livro que deu origem ao filme!

Conheça ‘O Silêncio dos Inocentes’ de Thomas Harris, o livro que deu origem ao filme!

Conheça ‘O Silêncio dos Inocentes’ de Thomas Harris, o livro que deu origem ao filme!

silencio2

Hannibal Lecter é um personagem inesquecível. Fato. É inteligente, charmoso, refinado, contraditório. Desperta interesse e medo. Amor e ódio. É o vilão que consegue superar o protagonista.  ‘O Silêncio dos Inocentes’ mostra o jogo inteligente deste personagem e a jovem, inexperiente, porém corajosa agente especial do FBI, Clarice Starling. Conhecer a mente de Lecter é um grande desafio para Starling, mas representa um jogo astucioso para o psiquiatra, especialista no subconsciente humano. Quanto mais Clarice se aprofunda na investigação, mas se aproxima do perigo, pois Lecter é de longe, o assassino mais perigoso e inteligente que já conheceu. A coragem de Clarice, desperta em Lecter muito mais que o prazer da caça, desperta a sua admiração. E isso também pode representar um perigo ainda maior para a agente.

Sobre o livro:

O livro ‘O Silêncio dos Inocentes’, do original  ‘The Silence of the Lambs’, do autor Thomas Harris, é sem dúvidas um dos maiores destaques da literatura contemporânea, em seu gênero. O livro, que deu origem ao premiado filme homônimo, estrelado por Jodie Foster e Anthony Hopkins. Thomas escreveu além de ‘O Silêncio dos Inocentes’, ‘Dragão Vermelho’ e ‘Hannibal’ e os dois últimos livros da trilogia deram origem a outros filmes. A trilogia também originou a série  de TV ‘Hannibal’, que tem feito enorme sucesso.

silence-of-the-lambs-hannibal-lecter
Capa do livro

 

Sinopse

‘Cinco mulheres são brutalmente assassinadas em diferentes localidades dos Estados Unidos. Para chegar até o sanguinário assassino,  Clarice Starling, uma jovem agente do FBI, entrevista o Dr. Hannibal Lecter, um brilhante psiquiatra, cuja mente está perigosamente voltada para o crime, para chegar até o sanguinário assassino. Ao seguir as pistas apontadas por Lecter, a jovem se vê envolvida numa teia mortífera e surpreendente. Uma romance policial arrepiante, escrita pelo célebre autor de Domingo Negro.’ Best-seller mundial, a história ganhou também muitos fãs em sua versão para o cinema.

Sobre O filme:

O filme ‘O Silêncio dos Inocentes’ (do original, The Silence of the Lambs), foi lançado em 1991, dirigido por Jonathan Demme e estrelado por  Jodie Foster, Anthony Hopkins, Ted Levine e Scott Glenn. É baseado no romance homônimo de Thomas Harris, publicado em de 1988 e o segundo a apresentar Hannibal Lecter, um psiquiatra serial killer que pratica canibalismo com as vítimas. No filme, Clarice Starling, uma jovem estagiária do FBI, procura ajuda do prisioneiro Dr. Lecter, para prender outro serial killer, conhecido como “Buffalo Bill”.

Curiosidade: Foi o terceiro filme a ganhar o Oscar em cinco categorias: melhor filme, melhor atriz, melhor ator, melhor diretor e melhor roteiro adaptado.

silêncio3

Anthony Hopkins (Melhor ator) e Jodie Foster (Melhor atriz) em ‘O silêncio dos Inocentes’

silencio4

Pôsteres dos três filmes baseados na trilogia de livros

Foi  o primeiro ganhador de melhor filme a ser amplamente considerado o melhor filme de terror, e o segundo dessa categoria, depois de The Exorcist (O Exorcista).  O filme é considerado “culturalmente, historicamente e esteticamente” importante pela Biblioteca do Congresso e foi escolhido para ser preservado no National Film Registry em 2011.

silencio dos inocentes

silencio-dos-inocentes-nov0-lacrado-suspense_MLB-O-4164633883_042013

Silêncio-dos-Inocentes

Anthony Hopkins em cenas do filme

Sinopse do filme:

Agente do FBI (Jodie Foster) é destacada para encontrar assassino que arranca a pele de suas vítimas. Para entender como ele pensa, ela procura um perigoso psicopata (Anthony Hopkins), encarcerado sob a acusação de canibalismo.

Assista o trailer:

Vale a pena ler a trilogia que deu origem a história do personagem Hannibal Lecter. Particularmente, o meu predileto da trilogia é ‘O Silêncio dos Inocentes’, tanto o livro, quanto o filme. Recomendo.

Por ~M

Deixe o seu cometário