Livro ‘LUA DE LARVAS': conheça essa incrível distopia!

Livro ‘LUA DE LARVAS': conheça essa incrível distopia!

Livro ‘LUA DE LARVAS': conheça essa incrível distopia!

Você é fã de distopias? Então conheça o livro ‘Lua de Larvas’, uma história incrível:
Escrito pela autora inglesa Sally Gardner, Lua de Larvas é uma distopia um pouco violenta, apesar de ser classificada como infanto-juvenil. Standish Treadwell é um adolescente que vive as piores privações que se possa imaginar em um regime totalitários, onde as pessoas não detêm nenhum direito. Órfão de pai e mãe, reside na Zona Sete com o avô, única pessoa em que pode confiar. Na escola, é maltratado por não saber sequer soletrar o próprio nome, até que um casal muda-se para a casa vizinha a sua e ele começa uma grande amizade com o filho deste casal, Hector. O novo amigo lhe protege dos valentões da escola e as duas famílias vivem em perfeita harmonia, até que, sem maiores explicações, os novos vizinhos são levados do bairro. Com isso, Standish busca reencontrar o amigo a todo custo, mostrando que as maiores ferramentas de resistência contra as opressões do governo são o afeto e a esperança.
A autora:
Assim como o protagonista da história, Sally é disléxica e somente aos 14 anos conseguiu ler um livro completamente. Falando em distopias, existem algumas semelhanças com 1984, de George Orwell. Se você não estar familiarizado com distopias, Lua de Larvas é uma ótima opção para começar a conhecer este gênero.

sallygardner
A autora Sally Gardner

O livro, narrado em primeira pessoa, é cheio de idas e vindas. Standish não narra os acontecimentos de forma coesa e, até certo ponto, o livro deixa de ser narrado no passado, e todos os eventos passam a acontecer no presente. Como a imaginação do protagonista é bastante fértil, depende muito da capacidade de interpretação do leitor para sacar se o que ele está falando realmente aconteceu ou se é fruto de sua imaginação.

Confira a capa:

lua4

Capa do livro

Um dos pontos positivos do livro são as perfeitas e chocantes ilustrações ( a exemplo de Laranja Mecânica). A capa retrata o protagonista como uma criança com olhos de cores diferentes e brilhante imaginação. Algumas ilustrações das páginas do livro, podem a princípio, dificultar a leitura por serem chocantes, mas talvez tenha sido a intenção, causar uma inquietação no leitor,no geral o trabalho é lindo. Podemos perceber todo o trabalho e cuidado especial que a editora Martins Fontes teve para publicar o livro no Brasil. Mas o exemplar está longe de ser apenas mais um item na prateleira dos leitores. O conteúdo também é ótimo.

lua3

lua2

A mistura entre o belo e o feio é o que define esta obra. O livro retrata o horror de se viver em uma sociedade absolutamente controlada pelo governo e, através dos olhos desiguais de Standish – menino totalmente desajustado – percebemos que a maldade e prepotência imposta pela Terra Mãe são bem comuns.
O único ponto que nos confunde é a idade do protagonista: 15 anos, mas com mentalidade de 8 anos, porém justificável devido à sua limitação mental. Com a violência exposta, achei que seria mais plausível um personagem mais maduro psicologicamente. Como já foi dito, o livro é narrado em primeira pessoa. Isso faz com que o final seja meio incerto, porém é bastante condizente com a proposta do livro. Tenho certeza que o leitor irá se sensibilizar com esse drama e posso afirmar que é um dos melhores livros infanto- juvenis que já tive o prazer de ler.
Recomendo.
Por Keila Lima

Editado por ~M

Deixe o seu cometário