Você conhece o polêmico escritor James Frey?

Você conhece o polêmico escritor James Frey?

Você conhece o polêmico escritor James Frey?

Toda a polêmica começou com a publicação de um livro chamado “A Million Little Pieces” (traduzido no Brasil como “Um Milhão de Pedacinhos”). O livro era o primeiro de James Frey, e retratava sua vida como um alcoólatra e dependente químico durante a reabilitação. A apresentadora Oprah Winfrey adorou o livro, e o incluiu na sua lista de livros de 2005, por ser uma história comovente de superação. Acontece que Frey fraudou informações do livro. Não se tratava de um relato autobiográfico fiel à realidade. O autor nunca havia sido condenado por crimes graves como o seu personagem no livro e também nunca havia passado pela prisão.
Oprah  teve, então, que se desculpar com seu público e até chamou o autor em seu programa para esclarecer a história. Passaram, então, a chamar o livro de semi- autobiográfico. As vendas aumentaram exponencialmente depois da polêmica.

Conheça algumas desse escritor e suas obras:

 

 

Sinopse e capa

 

frey5

 

 

UM MILHÃO DE PEDACINHOS – de James Frey

“Imagine acordar num avião. Você não tem idéia de onde esteve e nem para onde vai. Não lembra de nada do que aconteceu nas duas últimas semanas. Está sem carteira, sem dinheiro e sem emprego. A polícia de três estados procura por você. Imagine ainda que você é alcoólatra há dez anos e viciado em crack há três. Para o americano James Frey este não era um enredo de ficção, mas a sua vida real. Neste livro o leitor vai acompanhar cada instante da jornada dilacerante e desafiadora de Frey. Ele tinha duas opções – aceitar a morte antes de completar 24 anos ou encarar o inferno químico que se tornara sua vida e mudar drasticamente. Escrito num ritmo ágil e minimalista, o livro traz uma abordagem direta que rejeita autopiedade, cinismo e indulgência. Um livro instigante sobre como uma vida destroçada pôde ser construída.”

 

O livro seguinte foi “My Friend Leonard” (“Meu Amigo Leonard”), que não chegou a gerar nenhuma polêmica grande. No entanto, James ainda não se libertara de toda a polêmica ao redor de seu primeiro livro e, após o lançamento do segundo, perdeu o contato com livrarias. Depois de lançar alguns livros – que não conseguiram alcançar o mesmo sucesso editorial que o primeiro -, Frey decidiu criar um projeto, chamado Full Phantom Five, no qual chamaria autores desconhecidos para que eles tivessem ideias altamente comerciais. Em seguida, ele e os autores desenvolveriam a história juntos, enviariam (através dos contatos de Frey) o trabalho final a editoras e estúdios cinematográficos.
O primeiro livro publicado por meio dessa iniciativa provou que ela possui grande potencial. “Eu Sou o Número Quatro” recebeu Pittacus Lore como seu autor, mas foi Jobie Hughes (junto com o próprio James) quem escreveu a história de alienígenas. O livro se tornou um filme, alcançou uma boa quantidade de vendas e gerou uma série de livros.

Alguns autores da iniciativa reclamaram e quiseram processar o autor por diversos motivos mas, através das cláusulas dos contratos, Frey conseguiu se safar. Outra grande polêmica foi o lançamento de um livro que retratava uma vida fictícia de Jesus na Nova York atual. O autor utilizou a perspectiva de 13 seguidores de Jesus, sem se importar com as críticas: “Eu recebo críticas por tudo o que faço.” O livro foi chamado de “O Testamento Final da Bíblia Sagrada”, em Portugal, e foi lançado em 2012, sob uma chuva de críticas.”

Sinopse e capa

frey3

O TESTAMENTO FINAL DA BÍBLIA SAGRADA – de James Frey

“O que faria se descobrisse que o Messias estava vivo? A viver em Nova Iorque. Se O encontrasse… acreditaria n`Ele? “Brilhante, brilhante, brilhante: todas as páginas são geniais. Quer seja religioso ou ateu, ou nenhuma destas coisas, o leitor vai achar este livro perturbador no melhor sentido da palavra, ou seja, no sentido em que o mito de O Grande Inquisidor, de Dostoievski, é perturbador.” Financial Times “James Frey é um dos melhores e mais importantes escritores dos últimos anos.” The Guardian. Sua polêmica atual é o livro “Endgame – O Chamado”, que oferece U$$ 500 mil para quem desvendar seu mistério primeiro. Serão três livros. O autor diz: “Não tenho vergonha de dizer que espero vender milhões de cópias com este livro e que ele tem uma vocação comercial. Isso não significa que eu seja um cínico que escreve pensando em uma ideia milionária. Simplesmente tentei oferecer ao leitor a coisa mais legal que veio na minha cabeça”.

Outro livro lançado pelo autor é Endgame- O chamado. Confira:

Sinopse e capa

frey2

ENDGAME – O CHAMADO

“A história começa há doze mil anos, quando seres poderosos desceram do céu entre fumaça e fogo e criaram a humanidade, deixando-nos regras segundo as quais viver. Precisavam de ouro, e, para extraí-lo, instalaram aqui as doze linhagens que deram origem às nossas antigas civilizações. Quando conseguiram o que queriam, foram embora. Mas avisaram que um dia retornariam e que, quando isso acontecesse, seria para o jogo. O Jogo que determinaria nosso futuro. Os Jogadores terão que achar três chaves, que estão espalhadas pelo planeta. Quem achá-las primeiro ganha. ‘Endgame – O Chamado’ acompanha a busca dos doze Jogadores pela primeira chave.”

Por Ariel

Edição~M

Deixe o seu cometário