Conheça o livro “Get Shorty” que deu origem ao filme “Be Cool”, estrelado por John Travolta e Uma Thurman!

Conheça o livro “Get Shorty” que deu origem ao filme “Be Cool”, estrelado por John Travolta e Uma Thurman!

Conheça o livro “Get Shorty” que deu origem ao filme “Be Cool”, estrelado por John Travolta e Uma Thurman!

O filme ‘Be Cool’ é a sequência do longa ‘O Nome do Jogo’ ( Get Shorty), baseado no livro homônimo do aclamado escritor e roteirista Elmore Leonard.
‘Be Cool’ é um filme especial por vários motivos, reuniu após muitos anos a dupla de estrelas que fizeram muito sucesso em Pulp Fiction: John Travolta e Uma Thurman.
O elenco é de primeira: Vince Vaughn, Cedric The Entertainer, André ‘3000’ Benjamin (Outkast), Cristina Milian, Dwaine The Rock Johnson, James Woods, Danny Devito e outros. O enredo tem muito humor, com a medida certa de ação, uma trilha sonora muito boa, inclusive com uma canja da Banda Aerosmith e participação de Steven Tyler.
E aquela cena linda de Travolta e Uma dançando  ao som de Sérgio Mendes e Black Eyed Peas? Enfim, é um filme que não nos cansamos de assistir. Be Cool é a continuação do filme ‘O Nome do Jogo’ (Get Shorty). O que muitas pessoas não sabem, é que os dois filmes são baseados no livro Get Shorty – O Nome do Jogo.
Leonard foi um bem sucedido autor de romances policiais, dentre eles o famoso ‘ Rum Punch’ ( Ponche de Rum), que foi adaptado para o cinema por Quentin Tarantino com o título de Jackie Brown.

Conheça um pouco do livro que deu origem aos filmes:

Get Shorty

 

be cool6

 

Sinopse

“Chili Palmer, um agiota de Miami, vai parar em Hollywood atrás de um homem que lhe deve dinheiro. Lá, conhece um produtor de cinema e sua ex-mulher, envolve-se com traficantes e, apaixonado por cinema, resolve produzir um filme num grande estúdio e com o maior astro do momento. Com esse curioso argumento, e baseado em sua longa experiência como roteirista e escritor ligado ao cinema, Elmore Leonard traça com um fino senso de humor uma caricatura dos bastidores da maior indústria cultural do planeta. Um romance sensacional, escrito com grande fluência, que prendera o leitor da primeira à ultima página.”

No livro ‘Get Shorty – O Nome do Jogo’ de Elmore Leonard,  o personagem Martin Weir do filme homônimo chama-se Michael Weir. A adaptação do livro foi dividido em dois longas, conforme veremos a seguir. Leonard assinou o roteiro e a produção das adaptações de sua obra literária, o que garantiu bastante fidelidade. O sucesso do primeiro filme Get Shorty, estimulou Leonard a escrever a continuação a frente do roteiro, trazendo de volta o velho Chilli Palmer, o mafioso mais charmoso dos últimos tempos.

Das adaptações para o cinema:

be coll3

‘Get Shorty – O Nome do Jogo’

“Um gângster (John Travolta) se vê em situação delicada quando seu chefe morre de um ataque cardíaco. Ele se vê obrigado a trabalhar para pessoas que não gosta e seu primeiro trabalho é cobrar em Los Angeles uma dívida de um produtor de filmes classe “B” (Gene Hackman). Mas ao chegar em Los Angeles sua paixão pelo cinema e a oportunidade de ter outro tipo de vida o fazem apostar todas as fichas em seu sonho. “

Elenco: John Travolta, Gene Hackman, Danny Devito, Rene Russo. O roteiro é do próprio Elmore Leonard e a direção é de  Barry Sonnenfeld. O filme foi lançado em 1995 e foi um enorme sucesso.

‘Be Cool- O Outro Nome do Jogo’

Be-Cool

John Travolta e Uma Thurman

be coll2

O ator Dwayne ‘ The Rock’ Johnson

“Chili Palmer (John Travolta) decide abandonar suas atividades na indústria cinematográfica para se dedicar à outra arte: a música. Após um de seus amigos ser eliminado enquanto com ele almoçava, Chili decide procurar a esposa dele, Edie (Uma Thurman), para lhe oferecer uma parceria em uma nova gravadora independente. Chili descobriu uma promissora artista pop, Linda Moon (Christina Milian), mas precisa lidar com Raji (Vince Vaughn), o empresário de Linda, e ainda com Elliot Wilhelm (Dwayne Johnson), que é também aspirante a ator. Chili precisa ainda se envolver com mafiosos russos e Sin LaSalle (Cedric the Entertainer), um produtor de rap, para manter sua recém-aberta gravadora em funcionamento. “

O filme foi produzido em 2004, pelo próprio autor do livro Elmore Leonard, por Danny Devito e por F. Gary Gray, que também assina a direção do longa.

Assista o trailer do filme:

Sobre o Autor:

be coll5

O escritor e roteirista Elmore Leonard

Elmore Leonard, nasceu em Nova Orleans no dia 11 de outubro de 1925, foi um escritor e roteirista norte- americano.Seus romences publicadas nos anos 50, eram do gênero western (velho Oeste), mas Leonard viria a se especializar em romances policiais e thrillers, muitos dos quais foram adaptados para o cinema.
Entre alguns de seus trabalhos mais conhecidos estão ‘Get Shorty'( O Nome do Jogo), Out of Sight, Hombre, Mr. Majestyk e Rum Punch ( Ponche de Rum, adaptado para o cinema por Quentin Tarantino como Jackie Brown). Alguns de seus contos também se tornaram filmes, como ‘Three-Ten to Yuma’ e ‘The Tall T’, assim como ‘Justified’, série de televisão exibida no canal FX.  Faleceu em 20 de agosto de 2013.

Gostaram?

Por ~M

Deixe o seu cometário