Conheça o livro “Mentes Perigosas” de Ana Beatriz Barbosa Silva e desvende casos de psicopatas famosos

Conheça o livro “Mentes Perigosas” de Ana Beatriz Barbosa Silva e desvende casos de psicopatas famosos

Conheça o livro “Mentes Perigosas” de Ana Beatriz Barbosa Silva e desvende casos de psicopatas famosos

O livro explica a psicopatia, além de mostrar casos famosos como de Eloá, Isabella Nardoni, Suzana Richthofen, inclui um estudo inédito sobre o serial killer norte-americano Ted Bundy, que inspirou o livro e o  filme “O Silêncio dos Inocentes”. A autora e alguns colegas desmontaram casos famosos e explicam a psicopatia, mostrando como identificar um psicopata e como funciona a sua mente, com um estudo elaborado. Relembrar casos assustadores no livro me fez sentir na cena do crime. É impressionante como essas pessoas são tão frívolas ao cometer tais atos. Achei interessante que a autora também citou o bullying neste livro. Recomendo para todos aqueles interessados em psicologia e principalmente sobre psicopatas.

Aperitivos:

“Apesar de todo o estrago, muitas pessoas vitimadas por eles ainda se perguntam e exclamam: ‘Será que o erro foi meu ou foi dele?’, ‘Onde foi que eu errei para que aquela pessoa que era tão boa e fascinante se transformasse num monstro sem escrúpulos?’, ‘Meu Deus, a culpa disso tudo é minha?’”.
“E é justamente nesse momento, quando nos sentimos inseguros, que as pessoas de mau caráter acabam fazendo conosco o que bem querem.”
“Um psicopata, quando perde o controle, sabe exatamente até onde quer ir para magoar, amedrontar ou machucar uma pessoa.”
“Bullying pode ser definido como um conjunto de atitudes agressivas, intencionais e repetitivas que ocorrem sem motivação evidente, adotado por um ou mais alunos contra outros. Os mais fortes utilizam os mais frágeis como meros objetos de diversão e prazer, cujas ‘brincadeiras’ têm como propósito maltratar, intimidar, humilhar e amedrontar, causando dor, angústia e sofrimento às vítimas. O líder do grupo agressor (o ‘valentão’ ou tirano’) costuma ser o indivíduo que apresenta características compatíveis com a personalidade psicopática.”

Confira a sinopse e a capa do livro:

MentesPerigosasok 2 opcao.qxd

“Quando pensamos em psicopatia, logo nos vem à mente um sujeito com cara de mau, truculento, de aparência descuidada, pinta de assassino e desvios comportamentais tão óbvios que poderíamos reconhecê-lo sem pestanejar. Isso é um grande equívoco! Para os desavisados, reconhecê-los não é uma tarefa tão fácil quanto se imagina. Os psicopatas enganam e representam muitíssimo bem.
“Mentes Perigosas” discorre sobre pessoas frias, manipuladoras, transgressoras de regras sociais, sem consciência e desprovidas de sentimento de compaixão ou culpa. Esses “predadores sociais” com aparência humana estão por aí, misturados conosco, incógnitos, infiltrados em todos os setores sociais. São homens, mulheres, de qualquer raça, credo ou nível social. Trabalham, estudam, fazem carreiras, se casam, têm filhos, mas definitivamente não são como a maioria da população: aquelas a quem chamaríamos de “pessoas do bem”.
Eles podem arruinar empresas e famílias, provocar intrigas, destruir sonhos, mas não matam. E, exatamente por isso, permanecem por muito tempo ou até uma vida inteira sem serem descobertos ou diagnosticados. Por serem charmosos, eloquentes, “inteligentes” e sedutores costumam não levantar a menor suspeita de quem realmente são. Visam apenas o benefício próprio, almejam o poder e o status, engordam ilicitamente suas contas bancárias, são mentirosos contumazes, parasitas, chefes tiranos, pedófilos, líderes natos da maldade.
Em casos extremos, os psicopatas matam a sangue-frio, com requintes de crueldade, sem medo e sem arrependimento. Porém, o que a sociedade desconhece é que os psicopatas, em sua grande maioria, não são assassinos e vivem como se fossem pessoas comuns.”

Mais sobre o livro: Aqui.

Sobre a autora:

mentesperigosas3

A escritora e médica psiquiátrica Ana Beatriz Barbosa Silva

Ana Beatriz Barbosa Silva é médica graduada pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), com residência em psiquiatria pela Universidade Federal do Rio De Janeiro (UFRJ). É professora honoris causa pela UniFMU – SP e diretora da clínica ANA BEATRIZ BARBOSA SILVA – Comportamento Humano e Psiquiatria (RJ). Nascida na cidade do Rio de Janeiro, Ana Beatriz é referência nacional no tratamento dos transtornos mentais. Realiza palestras, conferências e consultorias em todo o país sobre variados temas do comportamento humano e é autora de diversos livros, entre eles ‘Mentes Consumistas’ e ‘Mentes Perigosas’.

Por Cherry Stephanie
Edição por ~M

Deixe o seu cometário