Ônibus-Biblioteca: “Projeto Livro nas Praças” recebe a visita de Ziraldo no Rio de Janeiro!

Ônibus-Biblioteca: “Projeto Livro nas Praças” recebe a visita de Ziraldo no Rio de Janeiro!

Ônibus-Biblioteca: “Projeto Livro nas Praças” recebe a visita de Ziraldo no Rio de Janeiro!

Você conhece o ‘Projeto Livro nas Praças’? A ideia é genial: levar uma biblioteca itinerante pelas praças, possibilitando e incentivando a leitura. Visando estimular a leitura, a biblioteca sobre rodas do projeto “Livros nas Praças” passa este ano por 10 localidades no Rio de Janeiro e conta com um acervo de 2 mil títulos infantis, juvenis e adultos, 60 livros com ilustrações em braile para crianças, livros em fonte ampliada para pessoas com baixa visão, audiobooks para deficientes visuais e 30 livros em braile para adultos. O veículo ainda é equipado com uma cadeira de transbordo, própria para cadeirantes e idosos com dificuldades de subir a escada de acesso e banheiro.  Os visitantes do projeto social podem ler dentro do ônibus ou escolher até dois exemplares para levar para casa. Os livros deverão ser devolvidos ao ônibus- biblioteca vermelho em qualquer praça durante a permanência do projeto.

LASA

IMG-20150410-WA0008

IMG_20150319_153456284

 

O projeto, patrocinado com exclusividade pela Lojas Americanas e Americanas.com, com o “ônibus- biblioteca” vermelho do projeto “Livro nas Praças” estaciona  no próximo dia 28 de outubro, no Leme (Rio de Janeiro), e recebeu o cartunista e escritor Ziraldo. O “pai” do Menino Maluquinho, de 83 anos, conversou com os leitores sobre algumas das mais de 130 obras publicadas. A visita do Ziraldo ao projeto aconteceu às 12h, na Praça Almirante Júlio Noronha, no Leme.

Veja um resumo do evento do dia 28/10:

O autor conversou com alunos de uma escola pública municipal, foi um bate-papo animado, onde falou sobre diversos assuntos, estimulando as crianças e jovens a lerem, ao final autografou livros, e foi extremamente simpático com os fãs.

zir2

 

Imagem crédito Eliz Assumpção

 

zir5

Imagem crédito Eny Miranda

zir6

Imagem crédito Eny Miranda

O projeto ‘Livro na Praça’ mantém no ônibus além de uma biblioteca, uma sala de leitura equipada, e ainda conta com uma pequena copa e banheiro, a sala é climatizada e a equipe do projeto é sensacional. Os leitores fazem um cadastro para lerem livros, podem também tomar empréstimo dos títulos disponíveis. O mais importante é ressaltar que os leitores devolvem os livros, a taxa de não devolução é de apenas 9%, portanto é um projeto promissor de incentivo à leitura que conta com doações de livros para prosseguir em 2016. Vale a pena conhecer o projeto, de uma biblioteca itinerante que atende às regiões carentes do Rio de Janeiro.

No Dia Nacional do Livro, 29 de outubro, também promove um encontro com o autor Clovis Levi, do premiado livro “A Cadeira Que Queria Ser Sofá” para o projeto “Livros nas Praças”. O autor vai contar histórias para a criançada também no Leme, das 14h às 15h.

Confira o cronograma da semana:
28 de outubro – Praça Alm. Júlio de Noronha (Leme)
29 de outubro – Praça Alm. Júlio de Noronha (Leme)
30 de outubro – Praça Imperatriz (Nova Iguaçu)
31 de outubro – Praça da Apoteose (Caxias).

Entrada Franca.
Nós recomendamos e apoiamos!

Por ~M

Deixe o seu cometário