“A Garota Dinamarquesa”: Saiba tudo sobre a adaptação cinematográfica estrelada por Eddie Redmayne!

“A Garota Dinamarquesa”: Saiba tudo sobre a adaptação cinematográfica estrelada por Eddie Redmayne!

“A Garota Dinamarquesa”: Saiba tudo sobre a adaptação cinematográfica estrelada por Eddie Redmayne!

Um dos filmes mais esperados de 2016, “A Garota Dinamarquesa”, protagonizado pelo ator Eddie Redmayne, vencedor do Oscar pela sua atuação como Stephen Hawking em “A Teoria de Tudo”.  O longa, dirigido por Tom Hooper (roteirista de “O Discurso do Rei” e “Os Miseráveis”), o filme conta a história verídica de Lili Elbe, considerada a primeira mulher transgênero da história a realizar uma cirurgia de mudança de sexo nos anos 30.
Lili, antes Einar Magnus Andreas Wegener, nasceu na Dinamarca. Artista plástico de sucesso, casou-se em 1904 com a ilustradora Gerda Gotillieb quando ainda se identificava como gênero masculino. O pintor passou a se identificar como mulher no início dos anos 20, ao passar a se vestir com roupas femininas e servir de modelo para as pinturas de sua esposa. O trabalho de Gerda ganhou ascensão e o casal se mudou para Paris. Lá Lili se sentiu mais livre, se permitindo a viver conforme a sua identidade e a assim aparecer em público, sempre com sua fiel companheira, Gerda. Esta, interpretada no filme pela atriz Alicia Vikander, desde o início apoiou o marido quando este assumiu sua identidade feminina. Juntas, enfrentaram o preconceito da sociedade. A partir daí, Lili viaja até a Alemanha e toma a decisão de se submeter a uma operação para redesignação sexual.

Veja as fotos:

 

garota3

 

garota4

garota1

 

garota2

 

garota5

 

garota9

 

 

Confira o trailer do filme:

 

 

 

 

O Livro:

A temática do livro, tão atual, chamou atenção para a história de Lili Elba, antes não tão conhecida. O livro foi lançado em 2002, mas hoje vem chamando atenção pela adaptação cinematográfica que estreia este ano. O destaque principal da obra é a transição de identidade de Einar para Lili. O preconceito da época, apesar de não ser o foco do livro, também é citado em algumas partes da história. A primeira edição do livro, foi lançada pela editora Rocco em 2002, como “A Moça de Copenhague”.

 

Confira a capa e a sinopse:

 

 

garota7

“Inspirado na história real do pintor dinamarquês Einar Wegener e sua esposa. David Ebershoff escreveu uma obra de ficção, como define em nota no final do livro. “Escrevi o romance a fim de explorar o espaço íntimo que definia esse casamento incomum. Estas páginas contêm alguns fatos importantes acerca da transformação de Einar, mas os detalhes da história são invenções da minha imaginação”, afirma Ebershoff. ‘A moça de Copenhague’ retrata uma quase esquecida história de amor entre um homem, que descobre sua verdadeira sexualidade, e uma mulher disposta a se sacrificar por ele, tendo como pano de fundo o glamour e a decadência da Europa da década de 1920. Trama ousada, inquietante, narrada com elegância e sutileza únicas. A nova edição do livro, lançada pelo selo Fábrica 231, da Editora Rocco, apresenta novo projeto gráfico, com a capa do pôster do filme e posfácio assinado pelo autor, David Ebershoff.”

O longa foi lançado em fevereiro, já acenando com um possível novo Oscar para Eddie Redmayne, ganhador da estatueta de melhor ator por A teoria de tudo, A garota dinamarquesa reconstrói a história de Lily Elbe, talvez a primeira transexual da história a fazer a cirurgia de redesignação sexual (ou “mudança de sexo”). Vivendo até a meia- idade como Einar, um pintor dinamarquês na Europa dos anos 1920 e 1930, ela teve a sorte de contar não apenas com um médico pioneiro, mas com uma mulher brilhante, generosa e apaixonada, sua própria esposa, Greta, para encontrar sua verdadeira identidade. Num momento em que as questões de gênero estão cada vez mais em voga, o aclamado romance de David Ebershoff, que volta às prateleiras com novo projeto gráfico, capa com o pôster do filme eposfácio assinado pelo autor, é um livro delicado e envolvente e uma leitura necessária nos dias atuais.

 

O Autor:

garota8

O escritor David Ebershoff

 

David Ebershoff é professor no curso de escrita literária da Universidade de Columbia e trabalha há muitos anos como editor na Random House. Originário da Califórnia, David mora hoje em Nova York. Ebershoff figurou duas vezes na lista anual das cem pessoas LGBT mais influentes, elaborada pela revista Out. A garota dinamarquesa, é seu romance de estreia, ganhou o Prêmio Literário Lambda de 2000, na categoria de ficção transgênero. Seus livros já foram traduzidos para vinte idiomas.

Por Dora

Edição por ~M

Deixe o seu cometário