Coluna 5 Motivos Para Ler: Arthur Conan Doyle!

Coluna 5 Motivos Para Ler: Arthur Conan Doyle!

Coluna 5 Motivos Para Ler: Arthur Conan Doyle!

A coluna “5 Motivos Para Ler”, tem a honra de trazer um pouco da obra de um escritor incrível, que inspirou tantos outros e muitas adaptações, no cinema, teatro e TV. Essa matéria é muito especial, embora existam milhões de motivos para ler o mestre do suspense e da investigação, elegemos 5 motivos para quem ainda não conhece o autor que marcou o gênero policial na literatura mundial. Conheça um pouco desse escritor maravilhoso, na nossa matéria a seguir:

Arthur Ignatius Conan Doyle foi um renomado escritor e médico britânico, nascido na Escócia, cujos trabalhos incluem ficção científica, novelas históricas, peças e romances, poesias e obras de não-ficção, tendo como obra máxima a história do detetive Sherlock Holmes. Ah! e suspense, muito suspense!

welcome-ArthurConan

O autor Arthur Conan Doyle

Um dos autores mais importantes da literatura policial, Arthur Doyle foi um dos maiores escritores de todos os tempos, ele não só criou um universo muitíssimo bem trabalhado, como um dos personagens mais icônicos da literatura. Pode- se dizer também que contribuiu para a disseminação e popularidade da literatura criminal de modo geral.

Embora dispense recomendações, elencamos cinco, de milhões de motivos para ler a obra deste autor incrível!

1- O Grande influenciador

Doyle foi influenciado por autores como os brilhantes Edgar Allan Poe e Júlio Verne e influenciou nomes como Agatha Christie (a famosa Rainha do Crime) e Umberto Eco assim como inúmeros escritores do mesmo gênero.

2- O Estilo irreverente

O escocês, desde Um estudo em vermelho, mostrou um estilo ousado e extremamente detalhista de escrever, algo quase que imprescindível em um romance policial. A narrativa de Doyle detinha além dessas características uma grande leveza, vivacidade nos diálogos e a capacidade de “prender” o leitor até a última página. É notório que ele emprestou o seu estilo e vestuário, ao seu personagem mais famoso, o chapéu e o cachimbo são marcas registradas de Sherlock Holmes.

3- Sherlock Holmes: Um divisor de águas

Sherlock Holmes é considerado por muitos o maior detetive do mundo. Irreverente, ousado, perspicaz, inteligente e bem-humorado, esses são alguns dos adjetivos de um dos melhores personagens de toda a literatura que sem dúvidas foi imortalizado nas páginas de Arthur e marcou (e ainda marca) leitores de todo o mundo, assim como seu fiel escudeiro Dr. Watson.

4- Obras em diversas mídias

As obras de Conan Doyle foram amplamente adaptadas, sejam elas obras impressas ou não. A bibliografia dele conta com quatro romances, cinquenta e seis contos, já nas adaptações, conta com mais de cinco filmes das aventuras de Sherlock Holmes (dois deles com Robert Downey Jr.) e duas séries de TV.

 

5- As adaptações

   Várias peças teatrais, paródias e contos foram adaptados a partir do personagem Sherlock Holmes. Inclusive artigos do próprio Conan Doyle foram publicados em antologias. Sherlock Holmes é um dos personagens mais retratados no cinema e televisão, sendo que, hoje em dia, possui mais de 200 longas. O primeiro deles, ainda sem som, apareceu em 1900, Sherlock Holmes Baffled (título original em inglês). Alguns atores ficaram famosos por interpretar o personagem como Basil Rathbone  e Jeremy Brett. Porém há vários atores, já consagrados, que interpretaram o papel, como é o caso de Cristopher Lee, Peter Cushing, Michael Caine, Rupert Everett, dentre outros.

- BÔNUS -
Sobre o Filme:
Em 2010 foi lançada a adaptação cinematográfica do detetive britânico interpretado pelo ator Robert Downey Jr. (Chaplin e Homem de Ferro).

 

sherlock3

Dr. Watson e Sherlock Holmes, interpretados por Jude Law e Robert Downey Jr.

 

 

Sinopse:

“Final do século XIX. Sherlock Holmes (Robert Downey Jr.) é um detetive conhecido por usar a lógica dedutiva e o método científico para decifrar os casos nos quais trabalha. O Dr. John Watson (Jude Law) é seu fiel parceiro, que sempre o acompanhou em suas aventuras. Porém esta situação está prestes a mudar, já que Watson pretende se casar com Mary Morstan (Kelly Reilly). Isto não agrada Holmes, que não deseja o afastamento do colega. O último caso da dupla envolve Lorde Blackwood (Mark Strong), por eles presos ao realizar um ritual macabro que previa o assassinato de uma jovem. Blackwood já havia matado quatro mulheres e tem fama junto a população de ser um poderoso feiticeiro. Ele é preso e depois condenado à forca, mas misteriosamente é visto deixando o túmulo onde seu caixão foi deixado. Holmes e Watson são chamados para solucionar o caso e logo ele se torna um grande desafio para o detetive, que não acredita em qualquer tipo de magia. Em meio às investigações há o retorno de Irene Adler (Rachel McAdams), uma ladra experiente por quem Holmes tem uma queda.”

 

Confira o trailer:

 

Opinião sobre o longa: “Sherlock Holmes 1 e 2

“Sherlock Holmes foi um dos meus filmes favoritos de 2009. Nunca havia visto um filme com Robert Dowley Jr. e Jude Law e fiquei realmente satisfeito com o que vi. Os dois dão vida a dois personagens icônicos da história dos romances policiais: Sherlock Holmes e Dr. Watson. Cheio de suspense, momentos cômicos, sombrios, situações inusitadas e cenas de ação de tirar o fôlego. Esse poderia ser um resumo do primeiro filme, mas seria muito raso porque o filme é muito mais do que isso, ele instiga a percepção do espectador e apresenta os detalhes sobre o caso de Lockward aos poucos para que tente desvendar o mistério juntamente com o detetive e seu parceiro, Watson. O final do filme é tão surpreendente quanto o seu primeiro e surge ali uma brecha para o segundo filme que, felizmente, pode ser visto de forma separada ao primeiro. O segundo filme já apresenta outra abordagem e, ouso dizer que, é muito melhor do que o primeiro. Dowley Jr. e Jude Law mostram mais uma vez uma grande sintonia e conseguem dar ao filme aquele mesmo aspecto cômico e profundo nos momentos certos. O final, como todo bom romance policial e o filme anterior, é incrivelmente surpreendente. Os filmes sob a direção de Guy Ritchie são, certamente, uma das melhores maneiras de começar a conhecer o famoso detetive e seus diferentes facetas.” – Matheus Lisboa.

 

A série: SHERLOCK

Em 2010, a BBC lançou três episódios do série de Tv “Sherlock” tendo como pano de fundo a  cidade de Londres, atualmente e um Sherlock Holmes, com a mesma inteligência e dedicação, porém com mais recursos tecnológicos. Ao invés de ser viciado em drogas, o Sherlock contemporâneo usa adesivos de nicotina.

 

Holmes-Benedict

Os atores Benedict Cumberbath e Martin Freeman,  vivem Sherlock Holmes e Dr Watson na produção da BBC.

Sinopse:

“Sherlock é uma série de televisão britânica de drama policial baseada nas histórias de Sherlock Holmes escritas por Sir Arthur Conan Doyle. Criado por Steven Moffat e Mark Gatiss, é estrelado por Benedict Cumberbatch como Holmes e Martin Freeman como o Doutor John Watson. Sendo exibida desde 25 de julho de 2010, já foram produzidos dez episódios para série, transmitidos em três temporadas de três episódios cada, além de um especial exibido no inicio de 2016. Sherlock Holmes retrata um “detetive consultor” que auxilia a Polícia Metropolitana de Londres, principalmente Greg Lestrade (Rupert Graves), na resolução de vários crimes. Holmes é assistido pelo seu colega de apartamento, Dr. John Watson, que voltou do serviço militar no Afeganistão. Embora a série descreve uma variedade de crimes e criminosos, o conflito de Holmes com seu nêmesis Jim Moriarty (Andrew Scott) é um recurso recorrente. A patologista Molly Hooper (Louise Brealey) auxilia o detetive em seu laboratório. Outros papéis recorrentes incluem Una Stubbs como Mrs. Hudson, a proprietária do apartamento onde os protagonistas moram, Vinette Robinson como a sargento Sally Donovan e Mark Gatiss como o irmão de Sherlock, Mycroft Holmes. A recepção crítica da série é altamente positiva, com muitos comentários elogiando a qualidade dos enredos, performances e direção. Sherlock foi nomeado para vários prêmios, incluindo o BAFTA, Emmy e Globo de Ouro, tendo ganhado em várias categorias. A terceira temporada se tornou a série de drama mais vista do Reino Unido desde 2001.”

Confira o trailer:

A adaptação Inspirada:

Mr. Holmes

O longa é baseado no livro homônimo escrito por Mitch Cullin e dá continuidade ao universo Sherlockiano. Com Sir Ian Mckellen (O Hobbit, O Senhor dos Anéis e X- Men) no papel do maior detetive de todos os tempos, vemos Mr. Holmes mais velho, tendo que voltar à ativa.

holmes1

Pôster do filme

Sinopse:

1947. O famoso detetive Sherlock Holmes (Ian McKellen) está com 93 anos, aposentado, vivendo em uma casa remota no litoral com sua governanta Mrs. Munro (Laura Linney) e o filho dela, o pequeno Roger (Milo Parker). Lidando com a deterioração da sua mente por causa da idade, ele continua obcecado com um caso que nunca conseguiu decifrar. Sem a companhia do seu fiel escudeiro Dr. Watson, Sherlock tentar desvendar este último mistério.

 

A EDITORA ZAHAR

A Editora Zahar tem um cuidado especial com o autor Conan Doyle, com uma novidade: as publicações dos livros em formato bolso de luxo terminam de ser publicados esse ano! Em junho será lançado ‘Histórias de ‘ e, em novembro, ‘O último Adeus de Sherlock Holmes’. O último livro lançado em formato bolso de luxo foi ‘A volta de Sherlock Holmes’, em fevereiro de 2016.

artur3
A edição comentada e ilustrada da série (todos os volumes estão disponíveis nesse formato), trazem notas de Leslie S. Klinger, maior autoridade mundial do cânone Sherlockiano, além de várias informações sobre a época em que o livro foi escrito.

artur2

 

Saiba mais e confira todos os livros do autor no site da Editora Zahar.

Qual o seu livro preferido?

 

Por Matheus Lisboa e ~M

Deixe o seu cometário