“Paris Para Um e Outros Contos”: saiba mais sobre o livro de Jojo Moyes!

“Paris Para Um e Outros Contos”: saiba mais sobre o livro de Jojo Moyes!

“Paris Para Um e Outros Contos”: saiba mais sobre o livro de Jojo Moyes!

Mais um clássico romance da querida Jojo Moyes. Seguindo a linha registrada da autora, “Paris Para Um e Outros Contos” é um livro que reúne diversos short stories e dois contos maiores – “Paris para um” e “Lua de mel em Paris” – que, em linhas gerais, exploram diversas questões cotidianas e dilemas morais que nós, reles mortais, encontramos constantemente em nossas vidas.
Falando em específico do conto Paris para Um, confesso que, em geral, achei um pouco clichê demais. Se você é uma pessoa, como eu, adepta a comédias românticas, o conto fica um pouco previsível demais. A história segue aquela linha clássica de garota abandonada pelo namorado imprestável, encara uma cidade desconhecida, inserimos uma aventura pessoal, um francês bonitão, mas que também tem seus próprios distúrbios pessoais, se apaixonam e é isso. Obviamente que a escrita da Jojo é excepcional e os detalhes dão vida aos personagens. Mas senti que eu meio que já sabia de toda a história, logo na primeira página. Em contraponto e, como já revelamos aqui no blog, o conto está sendo adaptado ao cinema e, honestamente falando, sinto que em forma de roteiro a história fará mais sentido.
Em relação aos contos mais curtos, no entanto, me senti mais engajada. Contados em um pouco menos de 10 páginas, Jojo traz histórias envolventes, surpreendentes e ao mesmo tempo muito reais. Autoestima, crises existenciais, amor, sexo e muito mais são os principais temas abordados. Tudo, claro, com aquele tom bem britânico.
Para fechar o livro, mais um conto longo, como citado, “Lua de mel em Paris”. Como muitos fãs da autora já sabem, esse conto aborda os já conhecidos personagens Liv e David e Sophie e Édouard, de “A garota que você deixou para trás”. O conto não nos revela nada de um extraordinário, mas é perfeito para os amantes desses dois casais. Explorando um lado mais alegre dos casais em comparação ao livro, o conto é extremamente divertido de ser lido e senti uma fluidez e simplesmente um ânimo maior em relação ao primeiro conto – “Paris para um”.

Sinopse:

paris para um e outros contos
“Em histórias curtas e divertidas, Jojo, sem deixar de lado as personagens decididas que conquistaram o público, faz sua conhecida mágica de transformar situações comuns em eventos extraordinários. No conto que dá título ao livro, a jovem Nell planeja um final de semana romântico em Paris com o namorado e fica sabendo, já na estação, que ele desistiu de acompanhá-la. Sozinha em um país estrangeiro, Nell descobre uma nova versão de si mesma, independente e corajosa. Outros contos incluem um assalto a uma joalheria com uma reviravolta amorosa, a história de uma mulher que passa um dia inteiro com os sapatos de outra pessoa e um shopping lotado de pessoas fazendo compras de Natal que vai revelar a uma esposa estressada o que de fato importa na vida. E em “Lua de mel em Paris”, que fecha a coletânea, Jojo Moyes brinda os leitores com um reencontro com as personagens do best-seller A garota que você deixou para trás, Liv e Sophie, que, separadas por algumas décadas, acreditam que o casamento é apenas o início de suas histórias de amor. Dez pequenas amostras da saborosa escrita de Jojo Moyes, divertidas, autênticas e irresistíveis — você vai ler e se encantar.”

Como um todo, o livro carrega uma narrativa leve e de fácil leitura. Algumas partes trombamos com uns termos em francês, mas nada que interfira com a leitura. Acredito que o livro seja um must para os fãs da autora e uma opção para leitores que estão buscando uma leitura mais simples e rápida.

Por Yasmin Marie
Edição Eliz Assumpção

Deixe o seu cometário